quinta-feira, 15 de março de 2012

Necessidades Educativas Especiais

Tivemos, ao longo dos anos, vários alunos NEE (com Necessidades Educativas Especiais).

Um dos que mais me marcou foi P. Era uma criança que não falava, emitia apenas alguns sons.
Quando chegou ao 5º ano de escolaridade, encontrava-se ao nível do Pré-escolar, conhecendo a grafia dos números até 4 e parecendo ter a noção de ordenação dos mesmos.

Resolvi averiguar se tinha a ideia de quantidade. Para tal, utilizei o material Cuisenaire. As actividades foram baseadas no seguinte guião.




Terminada a parte matemática da tarefa, o P. era solicitado a desenhar e pintar as barras no seu caderno de papel quadriculado.

Raramente as aulas eram só de Matemática, fazendo-se a ligação às Ciências da Natureza, à Língua Portuguesa e ao desenvolvimento da motricidade.

A actividade que apresento foi retirada de "Livro-Base Educação Pré-Escolar", da texto Editora e pode ser consultada em www.junior.TE.pt

Enquanto realizava a actividade, o P. era solicitado a dizer quantas patas tinha o coelho ou pintas a joaninha.


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