sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O eduquês



 
As actividades que constam desta ficha foram primeiro trabalhadas pelos alunos e posteriormente resolvidas numa das sessões que anualmente os professores da escola e alguns alunos realizavam com os encarregados de educação, sessões essas já referenciadas neste blogue.
 
  
A idade dos cães

É costume ouvir-se dizer que a idade de um cão equivale a sete anos de uma pessoa. A realidade não é bem assim.

 
Actividade 1

As duas tabelas seguintes representam o equivalente “humano” da idade dos cães.

Preenche as tabelas e descobre com que idade “canina” um cão grande e um cão pequeno têm a mesma idade “humana”.

 
Tabela 1 - Cães grandes

Idade de um cão grande em anos
0
1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
 
 
Idade “humana” equivalente
0
12
19
26
 
 
 
 
 
 
 
 
 



Tabela 2 - Cães pequenos

Idade de um cão pequeno em anos
0
1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
 
 
Idade “humana” equivalente
0
15
25
30
35
 
 
 
 
 
 
 
 

 


Resposta: Um cão grande aos ………….. anos tem a mesma idade “humana” que um cão pequeno de ………….. anos.

 

Actividade 2

O pai do Pedro tem 35 anos.

Daqui a quanto tempo é que a sua idade será igual à de um cão Serra da Estrela recém-nascido? (observa a tabela 1).

 

 

 

 

Resposta: Daqui a ………….. anos o pai do Pedro terá a mesma idade que o Serra da Estrela recém-nascido.

 

 

Actividade 3 (observa as tabelas 1 e 2)

O que podes dizer do envelhecimento comparativo de um cão grande e de um cão pequeno?

 

 
 
 

 

Actividade 4 (observa as tabelas 1 e 2)

Se um cão grande e um cão pequeno nasceram no mesmo dia, quando é que o cão pequeno será 10 anos “humanos” mais novo que o grande?

 

 

 
E a idade dos gatos?

 
Actividade 5

 
Com auxílio da tabela que segue, descobre qual a idade de um gato a que corresponde uma idade “humana” de 40 anos.


Tabela 3 - Gatos

 
Idade de um gato em anos
0
1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
 
 
Idade “humana” equivalente
0
16
24
28
32
 
 
 
 
 
 
 
 

 


 

 


 Os alunos ajudam os encarregados de educação a realizar as actividades, numa interação que veio a mostrar-se muito positiva. As calculadoras eram autorizadas porque o objectivo da actividade não era o cálculo.
Ai se o Crato visse isto: "lá vem o eduquês", epíteto que, antes de ser ministro, aplicava aos professores de uma certa Associação de Matemática. Depois, fez as Metas Curriculares, estilo retro, e é o que se está a ver.
 
 




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

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